ONDE PINTAR EM LISBOA
Existem no concelho de Lisboa vários espaços expositivos dedicados à arte urbana. Existem espaços onde qualquer artista pode aceder livremente e outros aos quais os artistas se podem candidatar, apresentando o seu portfolio /projecto.
1) Na Calçada da Glória (junto ao miradouro de S. Pedro de Alcântara) existem 7 painéis sob gestão da GAU, onde se pode intervir artisticamente mediante contacto prévio com a GAU (email com pedido e com proposta/esboço para gau@cm-lisboa.pt).
2) A GAU lança periodicamente concursos para execução de peças de arte urbana. Estes concursos são anunciados quer no site da GAU (gau.cm-lisboa.pt), quer na sua página de Facebook (
https://www.facebook.com/galeriadearteurbana).
3) Também é possível intervir em novos locais, mediante apresentação de projecto de reconhecido interesse para a Cidade, que será analisado caso a caso. Nesse caso quem optar por executar uma intervenção artística num local/suporte por si escolhido deve dar resposta aos seguintes requisitos:
- Eleger um local / suporte;
- Apresentar à GAU do Departamento de Património Cultural uma proposta de intervenção, compreendendo:
Memória descritiva, com menção a:
- Local pretendido (morada, planta de localização, fotografia);
- Caracterização da intervenção (motivos, paleta, materiais a utilizar);
- Data prevista para a execução da obra;
- Pequeno portfólio pessoal, contendo os trabalhos mais significativos (ou link para site, onde possam ser vistos);
- Maqueta da obra a executar (esboço).
- Simulação visual (fotomontagem), que deixe antever como será o resultado final, com a integração da obra no local.
A Galeria de Arte Urbana do Departamento de Património Cultural da CML fará uma primeira avaliação da proposta, no que respeita ao mérito artístico e integração da obra no contexto urbanístico e no suporte em causa.
Caso a avaliação seja positiva, o DPC fará as diligências necessárias junto dos demais serviços municipais e entidades (nomeadamente Juntas de Freguesia, Unidades de Intervenção Territoriais, Comissão de Apreciação de Projectos em Património Municipal, entre outras ) com competência na matéria.
No final do processo e caso todos os pareceres sejam positivos, o Departamento de Património Cultural da CML emitirá uma autorização que legitima a intervenção.
GAU (Largo da Oliveirinha)
Formado por duas sequências de painéis em madeira instalados a partir do piso. É dedicada a intervenções artísticas espontâneas, sem necessidade de autorização.