Sitio da Camara Municipal de Lisboa

Percurso no Bairro Padre Cruz

 

Duração: 2 horas

Locomoção: a pé

Dificuldade: médio

As peças a visitar neste percurso foram realizadas durante o Festival de Arte Urbana - MURO Lx 2016. Devido à proximidade das peças que compõem este percurso, e devido à sua aglomeração dentro de um único bairro, é fácil visitar apenas algumas peças encurtando o percurso.

(descarregar imagem)

gau.cm-lisboa.pt/fileadmin/_processed_/csm_MUROLX_16_mapa_1468cc6971.jpg

 

 

Percurso em Marvila

Duração: 2 horas

Locomoção: a pé

Dificuldade: médio

As peças a visitar neste percurso foram realizadas durante o Festival de Arte Urbana - MURO Lx 2017.

As peças foram realizadas em três núcleos distintos nos bairros das Salgadas (referência Rua Dinah Silveira de Queiroz), Quinta Marquês de Abrantes (referência Rua Alberto José Pessoa) e Bairro da Quinta do Chalé (referência Rua José do Patrocínio).

Festival de Arte Urbana - MURO Lx 2017 foi realizado na égide da cidade de Lisboa ser Capital Ibero-Americana da Cultura, pelo que os artistas convidadas provêm esclusivamente desta área geográfica, bem como o desenvolvimento curatorial destas peças reflete a cultura deste mesmo espaço cultural, social e artisticamente.

(descarregar imagem)

http://gau.cm-lisboa.pt/fileadmin/_processed_/csm_MUROLX_17_mapa_9fe0feb6b0.jpg

 

 

 

Núcleos de Arte Urbana em Lisboa | Alvalade

Duração: 1 hora

Locomoção: a pé

Dificuldade: fácil

O Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa, em parceria com a GAU, desenvolveu um conjunto de intervenções que se desenrolam ao longo do muro que delimita o Centro Hospitalar, localizado na Rua das Murtas.

Deste projecto, iniciado em 2012 e culminado em 2015, resultou um conjunto de 77 intervenções artísticas, executadas por 61 artistas nacionais e internacionais, sempre sobre a temática do rosto e sobre um fundo azul.

Opens external link in new windowDescarregue o documento aqui

 

 

Núcleos de Arte Urbana em Lisboa | Chão do Loureiro

 

Duração: 1 hora

Locomoção: a pé 

Dificuldade: fácil

No âmbito das obras de reabilitação do antigo Mercado do Chão do Loureiro, a Galeria de Arte Urbana, sob proposta da EMEL, entidade gestora do espaço, desenvolveu o projecto "Às 5 no Mercado!".

A iniciativa, realizada em 2011, conta com peças de cinco dos mais conceituados criadores nacionais no universo da arte urbana. Mar, Miguel Januário, Nomen, Paulo Arraiano, Ram, que deambularam pelos pisos, deixando indícios das quimeras, das peregrinações, das ruas, das criaturas, das palavras que os assolam, nas plasticidades que lhes são próprias, numa articulação cuidada com o projecto arquitectónico, quer ao nível das volumetrias, quer na composição cromática.

Núcleos de Arte Urbana em Lisboa | Graça

 

Duração: 2 horas

Locomoção: a pé

Dificuldade: médio

Entre abril e junho de 2014, no contexto do Projecto BipZip “Fachadas Cheias de Graça”, cuja missão se centrou na recuperação de fachadas e requalificação de espaços devolutos no Bairro da Graça através um dos aspetos que mais fundamenta o sentimento identitário da comunidade do Bairro - o seu património cultural ligado à poesia, à arte e à literatura; um grupo de artistas, em colaboração com a GAU, realizou intervenções artísticas em algumas paredes do Bairro da Graça, homenageando figuras femininas da literatura portuguesa, como Natália Correia, Angelina Vidal, Sophia de Mello Breyner Andersen e Florbela Espanca, que tiveram ligação ao Bairro da Graça - e dando visibilidade ao património arquitectónico da Graça.

 

Opens external link in new windowDescarregue o documento aqui.