Sitio da Camara Municipal de Lisboa

ONDE PINTAR EM LISBOA

 

Existem diferentes formas para participar em pinturas de Arte Urbana em Lisboa.

1. Portfólio:

Pode enviar-nos o seu portfólio que guardaremos com as suas informações e os seus contactos para referência em futuros projectos. Se existir algum projecto no qual consideremos que se possa integrar entraremos e contacto consigo.

2. Espaços de Pintura Livre:
(nestes espaços solicitamos apenas que nos informe da sua intervenção para podermos ir fotografá-la e divulgá-la nas nossas redes)

      - Os painéis na Calçada da Glória são um dos espaços livres para pintar em Lisboa e onde poderá intervir sem precisar de autorização da nossa parte.
(Opens external link in new windowCalçada da Glória google maps)
      - O Street Art Park do Lumiar é um novo espaço de pintura livre na cidade, o primeiro criado em Portugal, é um equipamento polivalente que integra valências culturais, recreativas e desportivas e está situado na Av. David Mourão Ferreira junto à Escola Básica 2+3 do Alto do Lumiar. (Opens external link in new windowGoogle maps)

3. Envio de Proposta espontânea:

É possível a submissão de propostas espontâneas para execução de obras de arte urbana na cidade de Lisboa, mediante apresentação de projeto de reconhecido interesse para a Cidade, que será analisado caso a caso. Nesse caso quem optar por executar uma intervenção artística num local/suporte por si escolhido deve dar resposta aos seguintes requisitos:
    - Indicação do local / superfície onde pretende intervir (se for privado, deverá procurar a autorização por parte dos proprietários do edificado);
    - Apresentar à GAU do Departamento de Património Cultural uma proposta de intervenção, compreendendo:
      Memória descritiva, com menção a:
            - Local pretendido (morada, planta de localização, fotografia);
            - Caraterização da intervenção (motivos, paleta, materiais a utilizar);
            - Data prevista para a execução da obra;
            - Pequeno portfólio pessoal, contendo os trabalhos mais significativos (ou link para site, onde possam ser vistos);
            - Maqueta da obra a executar (esboço).
            - Simulação visual (fotomontagem), que deixe antever como será o resultado final, com a integração da obra no local.
No final do processo de avaliação e consulta de entidades da cidade, e caso todos os pareceres sejam positivos, o Departamento de Património Cultural da CML emitirá uma autorização que legitima a intervenção.
Os encargos com a realização da peça são da responsabilidade da produção ou do artista responsável pela intervenção.

4. Concursos / Open Call

Periodicamente lançamos concursos para empenas e muros na cidade de Lisboa aos quais qualquer artista pode concorrer! fiquem atentos à nossa página de facebook, instagram  e website (www.gau.cm-lisboa.pt) para mais informações.

GAU (Largo da Oliveirinha)

Formado por duas sequências de painéis em madeira instalados a partir do piso. É dedicada a intervenções artísticas espontâneas, sem necessidade de autorização.