LisbonWeek 2017 no Lumiar

O evento "LisbonWeek" oferece novas obras de arte urbana à cidade de Lisboa.Em 2017 a Arte Urbana será um dos grandes destaques da 4ª edição do LisbonWeek, com intervenções artísticas contemporâneas que prometem transfigurar as paredes e fachadas do Lumiar e contrastar com edifícios com mais de dois séculos.
Com o patrocínio da Câmara Municipal de Lisboa, Gebalis, Alta de Lisboa, GS1 Portugal e Gray Line, e com o apoio da Galeria de Arte Urbana, o LisbonWeek coloca o Lumiar na rota de arte pública da cidade oferecendo obras de arte que ficarão de forma permanente nas ruas da freguesia.
A convite do LisbonWeek, o argentino Felipe Pantone - representado em Portugal pela Galeria Underdogs – é levado numa plataforma a exprimir a sua criatividade em 45 metros de altura, na fachada de um prédio na Praça Bernardino Machado. Os padrões vibrantes, conjugados com elementos geométricos, remetem para o cromismo dos ecrãs de um aparelho tecnológico, fazendo a ponte perfeita com os antigos estúdios da Tobis, situados de frente para empena.
RAF (Rui Alexandre Ferreira) regressa à Rotunda do Eixo Central, onde já tinha feito uma intervenção artística, com novas propostas e interpretações para os seus corvos deixados em 2013. Desta vez o artista inspirou-se na fusão entre a técnica de origami e da low poly, apostando no uso da cor e no jogo da dimensionalidade, para criar o efeito visual dos corvos a levitar.
O português Francisco Vidal, esteve entre latas de spray e tintas acrílicas a modelar uma fachada de um prédio na Alameda da Música. Mas o trabalho de campo arrancou semanas antes com o artista a procurar influências e inspirações através da proximidade estabelecida com a comunidade local. A partir de um workshop com um grupo de jovens alunos do Centro Social da Musgueira nasceu o mote para a obra que Vidal, apoiado pela Galeria Lumiar Cité, estará a produzir nos
próximos dias com o recurso de uma grua.
Diogo Machado, ou Add Fuel como é conhecido no mundo das artes, é responsável pela decoração do autocarro LisbonWeek da Gray Line. Partindo da reinterpretação da azulejaria tradicional portuguesa, como é habitual no seu trabalho, o artista inspirou-se nos padrões típicos da cidade, e mais especificamente do Lumiar, para desenvolver uma proposta criativa que joga com elementos tradicionais e o contemporâneos.
Durante a semana do LisbonWeek, duas esculturas do Robert Panda vão estar em exposição no Jardim de Telheiras. Intitulados “Estúpidos”, os bonecos coloridos, feitos de uma pasta de diferentes materiais, vão sair à rua e prometem chamar atenção dos moradores do bairro, tanto pela grandeza, como pela forma.
A produção das intervenções artísticas, que começam agora a ganhar cor e movimento, vão decorrer ao longo do mês de março em diferentes localidades da freguesia do Lumiar. Interessados, ou meros curiosos, são convidados a assistir ao processo criativo de um “museu ao ar livre” que poderá ser visitado, num percurso de autocarro, nos dois fins-de-semana em que decorre o LisbonWeek, 25 e 26 de março e 1 e 2 de abril. Para além da passagem pelas novas intervenções, o circuito leva-nos a
conhecer outras obras que já habitam o Lumiar do Vhils, Vanessa Teodoro e Ricardo Guerreiro.
Todas as viagens ao universo do Lumiar, bem como as informações relativas à compra de bilhetes do LisbonWeek podem ser acompanhadas em lisbonweek.com, e nas páginas oficiais do Facebook (Lisbonweek) e Instagram (@lisbonweek). A cada edição o Lisbonweek convida-nos a redescobrir um bairro da cidade de Lisboa, salientando os seus tesouros mais bem escondidos, contando as suas histórias e proporcionando experiências enriquecedoras aos visitantes. Durante 10 dias, a partir de
25 de Março, esse destino é o Lumiar.