Festival TODOS 2023

Durante o fim do mês de Agosto e início de Setembro, a Ameixoeira e a Charneca foram palco da 15ª Edição do Festival TODOS. Este contou com actividades ligadas às mais variadas áreas culturais, como música, teatro, dança, cinema, fotografia e street art.

Assim, com o apoio da Galeria de Arte Urbana, entre os dias 3 e 7 de Setembro, Alice Pasquini, a renomada artista contemporânea italiana cujo trabalho incide em superfícies urbanas, galerias e museus por todo o mundo, deixou a sua marca pela freguesia de Santa Clara através de um percurso de nove intervenções site-specific em espaços como janelas, portas e caixas de electricidade, inspirando-se nas suas emoções e relações com as pessoas da freguesia.

Estas são as suas localizações:
- Campo das Amoreiras (Cine Estrela e Sede da Banda Musical e Artística da Charneca);
- Centro de Desenvolvimento Comunitário da Charneca (Azinhaga do Reguengo 20);
- R. Artur Ramos 14 (Centro Cultural da Ameixoeira);
- R. Carlos Henrique 6 (Mercearia- Cafè Papaia Dourada);
- Largo das Galinheiras (Nuclisol Jean Peaget Galinheiras);
- R. Raul Rego 8 - Associação dos moradores do Per 11 (Caixa electricidade);

De modo a apresentar estas obras, no dia 9 de Setembro às 16h teve início um percurso guiado pelas intervenções da artista, cujo ponto de partida foi o Campo de Jogos do Per11.

Istituto Italiano di Cultura di Lisbona

Câmara Municipal de Lisboa | Lisboa Cultura