Arte Urbana e Dias do Desassossego'16

É com muita satisfação que a GAU se associa uma vez mais à EGEAC na 3ª edição dos “Dias do Desassossego”, promovida pela Casa Fernando Pessoa e Fundação José Saramago, entre os dias 16 e 30 de Novembro.

A componente de arte urbana desta iniciativa estará a cargo de Andre da Loba Illustration que vai realizar uma intervenção artística no Pátio do Tijolo (junto ao Príncipe Real) entre os dias 19 e 21 de Novembro.

Deixamos o convite para assistir às pinturas ao vivo e fruir desta celebração literária.

Deu-se início dia 25/11/2016 a mais uma intervenção artística, desta vez, na Rua de São Bento, 640. Conta com a presença do conhecido Ilustrador André da Loba (Aveiro), que nos oferece um trabalho dedicado a comemorar os “Dias do Desassossego’16”, uma memória da cidade a estes dois vultos da literatura, como são Fernando Pessoa e José Saramago. A iniciativa com o apoio da GAU.

Partilhamos uma breve descrição da peça, nas palavras do ilustrador: "O Desassossego é, em Pessoa, a deslocação do Eu, o frenesim da mente. Em Saramago é antes a deslocação do Tu, a provocação moral e política. Nesta parede representa-se uma tempestade emocional, em que os dois agentes podem ser a mesma pessoa, ao espelho, ou o Outro, em interacção. Está prestes a chover..."

Peça de André da Loba

Trabalho dedicado a comemorar os “Dias do Desassossego’16”, uma memória da cidade a estes dois vultos da literatura, como são Fernando Pessoa e José Saramago. Iniciativa com o apoio da GAU. Segundo o ilustrador: "O Desassossego é, em Pessoa, a deslocação do Eu, o frenesim da mente. Em Saramago é antes a deslocação do Tu, a provocação moral e política. Nesta parede representa-se uma tempestade emocional, em que os dois agentes podem ser a mesma pessoa, ao espelho, ou o Outro, em interacção. Está prestes a chover...".

Texto adaptado de André da Loba

Fotografia: © CML | DMC | DPC | José Vicente 2016 — em Lisboa.