Sitio da Camara Municipal de Lisboa

Harmonização Third e Tó Trips

Harmonização é o casamento perfeito entre uma obra visual e uma música: uma obra que não se vê sem se ouvir, que não se ouve sem se ver.
Três músicos portugueses foram desafiados a criar uma sonoridade original para três obras visuais inseridas no festival Muro 2019, elevando-as assim a uma experiência sensorial única.
Nesta página podes desfrutar da harmonização entre uma obra visual do Third, dividida em sete partes e sete músicas do Tó Trips. Pronto para a viagem?

A intervenção de Third fica na Rua Maria Alice (Lumiar), cantora de fado dos anos 30 cuja história inspirou o artista plástico. Ao longo de sete prédios Third conta a história desta que foi a primeira mulher a gravar um disco em Portugal.

Tó Trips, nasceu em 1966 em Lisboa. Começa a tocar guitarra aos 12 anos com uma guitarra do tio e depois com a guitarra da mãe, até arranjar um grupo de amigos do liceu com quem forma a banda Amen Sacristi. Vários anos e palcos depois, hoje é uma das guitarras da reconhecida banda portuguesa Dead Combo. Toca também regularmente com o músico João Doce ou a solo.


Tó Trips criou 7 músicas diferentes para a obra de Third, cada uma dedicada a uma das sete partes da intervenção visual e, naturalmente, todas elas uma homenagem a Maria Alice. As músicas que compôs reflectem, acima de tudo, memórias (podes, inclusivamente, ouvir samples da voz da fadista) mas são também a melodia perfeita para um passeio sonoro, temperado com música e arte urbana. Inspiraram-no as letras dos fados cantados por Maria Alice, voz que ecoava na rádio das tabernas lisboetas, que falam de mulheres perdidas e da “má vida” e que deram origem a alguns dos temas compostos para esta harmonização, como “A gingar em alta por Lisboa”.

Em baixo encontras as várias músicas compostas pelo Tó Trips, numa sequência de 1 a 7 que corresponde, respectivamente, às 7 partes da intervenção visual do Third.

Põe os auscultadores, dá um passeio e deixa-te levar. Boa harmonização ;-

1

Tó Trips - A Gingar Em Alta Por Lisboa

2

Tó Trips - Minha Mãe Chorou De Pena Por Me Meter Nesta Má Vida

3

Tó Trips - Beija Um Homem Tanta Boca! Jazzy Maria

4

Tó Trips - Popular Lisbon Post Card

5

Tó Trips - O Tempo Não Espera Por Nós

6

Tó Trips - Olhar Para Cima

7

Tó Trips - Por Eu Vender O Meu Corpo

O festival Muro decorre de 23 a 26 de Maio no Lumiar, entre a Estrada da Torre, o Bairro da Cruz Vermelha e a Rua José Cardoso Pires.

Descobre ainda aqui as harmonizações entre:

O artista visual Pantónio e a Surma

O artista visual Peeta e o músico NBC

As harmonizações são um conceito criado pelo Gerador, um parceiro da GAU - Galeria de Arte Urbana para a criatividade na música.