Sitio da Camara Municipal de Lisboa

Harmonização Peeta e NBC

Harmonização é o casamento perfeito entre uma obra visual e uma música: uma obra que não se vê sem se ouvir, que não se ouve sem se ver.
Três músicos portugueses foram desafiados a criar uma sonoridade original para três obras visuais inseridas no festival Muro 2019, elevando-as assim a uma experiência sensorial única.
Nesta página podes desfrutar da harmonização entre uma obra visual do Peeta e uma música do NBC. Curioso para descobrir este encontro?

Peeta criou a obra visual Rings Stairway para a edição de 2019 do Muro. Uma peça surreal, leve na sua complexidade, criada a partir de duas perspectivas diferentes que nascem das duas entradas de um túnel.
Neste trabalho misturam-se as formas habituais do artista com uma sucessão de anéis que transformam a superfície plana do túnel numa escada surreal, explorando a sua profundidade.

NBC, Timóteo Deus Santos, é natural de São Tomé e Príncipe e considerado um dos fundadores do hip-hop português.
A música que criou dedicada à obra de Peeta parte da noção de perspetiva, abordada pelo artista visual e tem ainda como base a Alegoria da Caverna de Platão, a ideia do respeito pelas opiniões diversas, a necessidade de todos termos consciência que o mundo não é só como o vemos e de que são necessários pontos de vista distintos. "O mundo não é a preto e branco", diz NBC, brincando também com as duas cores da intervenção visual.

Põe os auscultadores, mergulha na obra de Peeta e deixa-te levar pela música do NBC já aqui em baixo. Boa harmonização ;-)

NBC - Tons de Cinza

O festival Muro decorre de 23 a 26 de Maio no Lumiar, entre a Estrada da Torre, o Bairro da Cruz Vermelha e a Rua José Cardoso Pires.

Descobre ainda aqui as harmonizações entre:

O artista visual Pantónio e a Surma

O artista visual Third e o músico Tó Trips

As harmonizações são um conceito criado pelo Gerador, um parceiro da GAU - Galeria de Arte Urbana para a criatividade na música.