Sitio da Camara Municipal de Lisboa

Harmonização Pantónio e Surma

© Ricardo Graça

Harmonização é o casamento perfeito entre uma obra visual e uma música: uma obra que não se vê sem se ouvir, que não se ouve sem se ver.
Três músicos portugueses foram desafiados a criar uma sonoridade original para três obras visuais inseridas no festival Muro 2019, elevando-as assim a uma experiência sensorial única.
Nesta página podes desfrutar da harmonização entre uma obra visual do Pantónio e uma música da Surma. Curioso viver este encontro?

Pantónio é o artista que tem na universalidade o seu cartão de visita. Começa pelo nome, uma junção do seu nome António e de tantos outros elementos que remetem para a arte de transmitir emoções, ações ou sentimentos sem recurso a palavras - pantomima, o “todo” (pan – prefixo grego para “tudo”), a fluidez natural do Universo (Panta Rhei – conceito introduzido por Heraclito referindo-se a esse estado de constante e inevitável mudança de todos os elementos do Universo) e Pan – Deus Grego dos bosques, campos, rebanhos e pastores.

Surma é o alter-ego de Débora Umbelino, nascida em Leiria. Na sua música rodeia-se de teclas, samplers, cordas, vozes ou loops que nos transportam para paragens incertas. Tem pisado palcos em vários pontos do mundo e foi finalista da última edição do Festival da Canção.
À Surma coube a responsabilidade de criar uma sonoridade para acompanhar a obra de Pantónio. Inspirada não só pelo trabalho de Pantónio mas também pelo do compositor japonês Tōru Takemitsu, uma das suas grandes referências, criou um mundo à parte que é simultaneamente misterioso, obscuro e alegre: uma mistura de vários sentimentos e, ao mesmo tempo, uma batalha entre todos eles.

Põe os auscultadores, olha para a obra do Pantónio e ouve, ao mesmo tempo, a música da Surma já aqui em baixo. Boa harmonização ;-)

Surma - Draga Úr

O festival Muro decorre de 23 a 26 de Maio no Lumiar, entre a Estrada da Torre, o Bairro da Cruz Vermelha e a Rua José Cardoso Pires.

Descobre ainda aqui as harmonizações entre:

O artista visual Peeta e o músico NBC

O artista visual Third e o músico Tó Trips

As harmonizações são um conceito criado pelo Gerador, um parceiro da GAU - Galeria de Arte Urbana para a criatividade na música.